“Estudos de caso: WordPress como rede social”, com Guilherme Aguiar, Leo Germani e Diego Rojas

Para o dia 23 do WordCamp Curitiba, teremos como segunda atividade do dia a exposição dos estudos de caso das redes CulturaDigital, Its Noon e Maracatu. Após cada um dos estudos, seguiremos com uma mesa de debate, que vai, entre outros assuntos, abordar o BuddyPress, vantagens, desvantages e alternativas às funcionalidades do plugin.

O primeiro estudo de caso será o da CulturaDigital.br. A rede, projeto pioneiro do Ministério da Cultura, é baseada na utilização do BuddyPress e reúne membros da sociedade civil, representantes de órgãos governamentais e do mercado interessados em discutir políticas públicas para cultura digital. A palestra, dada por Guilherme Aguiar, abordará por que o plugin foi escolhido e o processo de desenvolvimento da plataforma, com detalhamento de suas funcionalidades. Guilherme é sócio gerente da Agência WebDF e já foi Subgerente de Informações Estratégicas do Ministério da Cultura.

A próxima palestra será da ItsNoon.net, rede social de produção multimidia na qual os usuários podem publicar vídeos, fotos, músicas e programas de rádio, além de manter um microblog. A palestra, além de mostrar o funcionamento e construção da rede, apresentará argumentos para a decisão de quando ou não usar BuddyPress em seu projeto, mostrando seus pontos fortes e fracos, e as alternativas simples que podem ser criadas para a maioria das funcionalidades do plugin. A palestra será dada por Leo Germani, desenvolvedor web há mais de 10 anos e há três trabalhando com WordPress. Ele possui uma dúzia de plugins publicados no repositório oficial, sendo que um deles o vote2publish, ganhou o prêmio de melhor plugin para WordPress MU em 2008 organizado pela Weblog Tools Collection.

O terceiro e último estudo, feito por Diego Figueiredo Rojas, será sobre o Maracatu.org.br. A rede possui uma ideia simples: construir de forma coletiva uma plataforma que reúna páginas das Nações e dos Grupos de Maracatu, de forma que as próprias nações e grupos possam fazer as publicações, em um grande acervo com informações em texto, vídeo, foto e áudio. Diego é artista gráfico, desenvolvedor web da Eté Design e membro da Associação Cultural Cecília, no bairro Santa Cecília, São Paulo.

O WordCamp Curitiba será nos dias 22 e 23 de outubro, na FESP, em Curitiba. O evento, patrocinado pela UOL Host, PagSeguro e Locaweb, terá em seu primeiro dia minicursos e outras atividades, deixando para dia 23 as palestras e mesas de debate. Para outras informações, veja a programação completa e também a página dos palestrantes.

This entry was posted in Notícias and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to ““Estudos de caso: WordPress como rede social”, com Guilherme Aguiar, Leo Germani e Diego Rojas

  1. Pingback: Tweets that mention “Estudos de caso: WordPress como rede social”, com Guilherme Aguiar, Leo Germani e Diego Rojas -- Topsy.com