Conheça o WordPress

Nós podemos dizer por experiência: O WordPress é uma ferramenta maravilhosa. E agora queremos te convencer do mesmo, seja você um desenvolvedor, designer, blogueiro ou usuário de internet. Vamos por partes:

O que é WordPress?

Como diz a descrição padrão no site oficial, o WordPress é a ferramenta que você usa quando quer trabalhar, e não lutar com o seu software de publicação na web. Trata-se de uma plataforma para a manutenção de um website, blog, portal e muitas outras soluções de mídia na web. Existem várias definições sobre o que é o WordPress, mas uma boa definição é “gerenciador de conteúdo”.

Com ele as pessoas podem gerenciar de maneira fácil e intuitiva todo o conteúdo de um site da internet, trabalhando com fotos, vídeos, importações e mais uma infinidade de atividades. Então, se você gosta, trabalha ou se interessa por web, com certeza vai gostar de conhecer o WordPress.

Este WordPress é o mesmo daquele site WordPress.com?

Sim, e não…

WordPress é um software, um conjunto de códigos em PHP feito para ser instalado em qualquer lugar. O site WordPress.com é uma instalação que leva também o nome da ferramenta, mas funciona mais como uma hospedagem. Você pode ir lá e criar um blog para você, assim como também pode acessar um outro site, o WordPress.org para baixar este software e instalá-lo em seu servidor

Ouvi dizer que só serve para blogs…

É verdade que um dos pontos fortes do WordPress é tocar blogs, mas defini-lo como “gerenciador de blogs” seria subestimar muito a sua capacidade. Talvez este seja um estigma trazido do site WordPress.com, onde principalmente blogs pessoais são hospedados, similarmente ao serviço Blogspot.

O fato é que o WordPress é excelente para qualquer tipo de disponibilização de conteúdo. Grandes portais, sites pequenos, sistemas, catálogos e conteúdo para celular se dão muito bem com ele. Se você relaciona o WordPress com blogs, iria se surpreender em ver o que ele pode fazer.

Quem desenvolve?

O WordPress é um software livre licenciado sob a GPL. Isso quer dizer que ele é muito mais do que de graça. Ele é liberado para que qualquer pessoa com uma certa noção técnica possa instalá-lo, modificá-lo e comercializá-lo à vontade.

Quem mantém o WordPress é uma comunidade de desenvolvedores. Aqui no Brasil nós nos chamamos de WordPress-BR, mas isso já é um papo para uma outra página deste site.

Mas afinal, por que ele é tão legal assim?

Existem vários motivos. Alguns você já sabe, como o fato de ele ser livre e servir para várias coisas. Agora podemos focar em duas características muito fortes dele: Desenvolvimento e usabilidade.

Em termos mais técnicos, o desenvolvimento de sistemas web com o WordPress é muito facilitado para pessoas dos mais diversos níveis técnicos. O padrão de desenvolvimento dele é inteligente, e deixa que mais pessoas possam introduzir melhorias e funcionalidades extras em forma de “plugins”. Existem mais de 11.000 plugins do WordPress disponíves em seu site principal que servem para as mais variadas coisas, desde montar uma loja online até um site de podcasts.

Agora, falando sobre o usuário, o que mais interessa no WordPress é que ele é fácil de usar. Qualquer pessoa que não conhece a ferramenta pode aprendê-la em questão de minutos e sair trabalhando em sites grandes e complexos sem muita dificuldade. Muitos estudos de interface foram feitos para chegar ao que o WordPress é hoje. Os padrões de design seguidos fazem com que a interface administrativa seja bonita e intuitiva, além de aliar diversas ferramentas relacionadas à produção de conteúdo de maneira agradável.

Até que gostei… como posso saber mais?

Olha… agora você vai ter que ir para o WordCamp. Daí vai poder conversar com gente que entende bem da coisa.

Enquanto isso, na página oficial do WordPress existe uma extensa seção de documentação chamada “Codex”, que ensina como se fazer quase de tudo.